VARELLA, Noely Klein (1993)
Na Aquisição da Escrita Pelas Crianças Ocorrem Processos Fonológicos Similares aos da Fala?
Rio Grande do Sul, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística e Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Na Aquisição da Escrita Pelas Crianças Ocorrem Processos Fonológicos Similares aos da Fala?.
Nome do Orientador: Regina Ritter Lamprecht
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa, e constatar, na aquisição da escrita, a ocorrencia de processos fonologicos encontrados na aquisição da fala e em que medida são observados na escrita espontanea de crianças da primeira serie do ensino de primeiro grau. O modelo teorico adotado e o da fonolgia natural. Os dados foram coletados em textos espontaneos de 15 criancas, a partir do mes em que foi observado o nivel de escrita alfabetica na produção de textos pelos usuarios. A descrição dos dados abrangeu os erros fonologicos coletados nos textos selecionados para cada um dos sujeitos. A analise dos dados revelou que na aquisição da escrita ocorrem processos fonologicos observados na aquisição da fala. Permitiu determinar em que periodo, na aquisição da escrita, concentram-se e em que medida são superados, bem como a relação entre eles. Pode-se constatar a influencia de fatores como posição na silaba e na palabra, tonicidade da silaba, extensão da palavra, ambiente proximo, antecedente ou seguinte, e o papel da consciencia fonologica na atuação dos processos. Como contribuição para a alfabetização, este estudo constitui documento significativo para auxiliar na compreensão dos processos que operam na escrita da criança na fase inicial de sua aquisição. Se o alfabetizador compreender a logica que ha por tras dos erros de escrita das crianças pode planejar estrategias para ajuda-las nas suas dificuldades de aprendizagem.