MACEDO, Geralda (1993)
O Lugar do Significado no Processo de Alfabetizacao : Um Estudo da Cartilha Pipoca e do Manual de Instrução do Professor
O Lugar do Significado no Processo de Alfabetizacao : Um Estudo da Cartilha Pipoca e do Manual de Instrução do Professor.
Rio Grande do Norte, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Nome do Orientador: Ladyr Anchieta da Silveira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar a formação de significado no decorrer do processo de alfabetização, a partir do Manual de Instrução do Professor e da Cartilha-Pippoca. Utilizou-se como metodologia uma abordagem qualitativa de pesquisa a partir de uma análise documental dos materiais em questão. Para que a discussão a cerca deste estudo fosse possível, a autora discorre sobre a origem evolução histórico-social do significado e sobre a concepção de escrita que a criança poderia construir antes mesmo de ingressar na escola, ou seja, a representação da escrita enquanto instrumento de representação do significado. Hoje, a origem e o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e do significado na criança não aparecem como resultado do processo de trabalho, mas como resultado das próprias experiências das crianças e das suas relações com os adultos, da relação com a natureza... Enfim, o significado evolui tanto na historicidade objetiva das relações, quanto na história individual e psicológica dos indivíduos. Na perspectiva do autor da cartilha existem duas formas de formação do significado na criança, que se complementam mutuamente: uma se constitui através dos meios visuais, e outra a partir de informações do professor e dos dialogo estabelecidos entre crianças e professores. Assim, o significado é resultado de simples associações entre palavras e as imagens a elas correspondentes. A partir daquilo que é exposto pelo autor da cartilha, depreende-se que o significado não passa de um pensamento sobre a função referencial da palavra. Nesse sentido, também foi possível observar que nas propostas do manual do professor, fala-se em constituir determinados significados na criança, mas, do ponto de vista da análise proposta por este estudo, esse significado não passa de um significado do qual a criança possivelmente já se apropriou nas suas relações espontâneas e cotidianas. Pode-se concluir que a cartilha é apresenta-se hoje como um recurso didático considerado como instrumento de trabalho quase que único e fundamental para a alfabetização. Assim, o papel do professor nesse processo é o de criar atividades de leitura e escrita , demonstrar, escrever e ler para a criança de acordo com as convenções vigentes na língua, introduzir novos aspectos, novos dados que permitam à criança refletir, reconstruir, reconsiderar, reformular hipóteses, e assim se apropriar do objeto simbólico (a escrita) e compreender a sua real natureza.