GARMSY, Gilza Maria Zauh (1993)
Construtivismo Piagetiano Aplicado a Educação Pre-Escolar : a Vinculação da Teoria e da Pratica Pedagogica no Processo de Aprendizagem
São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Construtivismo Piagetiano Aplicado a Educação Pre-Escolar : a Vinculação da Teoria e da Pratica Pedagogica no Processo de Aprendizagem.
Nome do Orientador: Maria Aparecida Coria-Sabine
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho foi realizado com objetivo de analisar o processo de implantação do programa de educação pré-escolar - PROEPRE - na rede pré-escolar municipal da cidade de Presidente Prudente, que, fundamentado na teoria de Piaget, tinha por objetivo acelerar o desenvolvimento de crianças pré-escolares. Para conduzir esta análise foi estudada a evolução da formação intelectual e moral do pré-escolar, realizadas observações nas salas de aula da pré-escola municipal, reuniões pedagógicas, depoimentos, entrevistas com professores e aplicação das provas para diagnóstico do pensamento operatório em crianças de 6 e 7 anos de idade, nos anos de 1987, 1988 e 1989. Os estudos e os intrumentos utilizados permitiram definir três categorias temáticas que mais esclareceram sobre a instrumentação prática do construtivismo. As categorias foram: alfabetização, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento moral. De modo geral, as categorias mostraram a predominância de uma prática pedagógica centrada nos processos cognitivos. Os procedimentos didáticos pedagógicos do programa indicaram a transformação das noções de número, de conservação de quantidade, de classificação, de seriação, etc., em conteúdos de ensino. A condução do processo ensino-aprendizagem apontou comportamentos que oscilaram entre o "laissez-faire" (deixa fazer) e o autoritarismo (decidir pela criança). Os resultados da aplicação das provas para diagnóstico do pensamento operatório, tais como: noções de conservação da substância (com massa e líquido), inclusão de classes (com flores e frutas) e seriação (com bastonetes), nos anos de 1987, 1988 e 1989 em conjunto, mostraram que apenas 7,06% das crianças testadas apresentaram o alcance do estágio operatório-concreto. Do confronto dos dados obtidos com os estudo teóricos inicialmente delineados, tornou-se possível tecer algumas considerações no sentido de questionar a instrumentação prática do construtivismo e rejeitar o objetivo do programa analisado. Dessas considerações tornou-se possível afirmar que o programa de educação pré-escolar - PROEPRE - com sua proposta de atividades sistematizadas e padronizadas, fracionou o dinamismo do processo de aprendizagem, não conseguindo realizar o construtivismo como projeto de educação.