MARTINS, Aracy Alves. (1993)
Condições de Construção de Leitores Alfabetizandos: Um Estudo na Escola e na Família em Camada Populares
Minas Gerais, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Condições de Construção de Leitores Alfabetizandos: Um Estudo na Escola e na Família em Camada Populares.
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Analisam-se as condições macro e micro-contextuais, sócio-historicamente determinadas, a partir das quais crianças alfabetizandas de camadas populares elaboram, intramentalmente (individualmente), hipóteses sobre a convivência com materiais escritos e a sistematização do ato de ler, ao vivenciarem, intermentalmente (socialmente), na família e na escola, atos de leitura, na dinâmica das relações interpessoais, tanto na dimensão discursiva (mediação pela palavra), como na dimensão pedagógica (medição pelo outro).