CERQUEIRA, Aline Vianna Mascarenhas (1993)
Um Estudo do Efeito das Mudancas na Concepcao de Alfabetizacao do Professor Sobre a Sua Prática de Avaliação
Bahia, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Bahia.
Um Estudo do Efeito das Mudancas na Concepcao de Alfabetizacao do Professor Sobre a Sua Prática de Avaliação.
Nome do Orientador: Dalva Maria de Andrade Martins
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O presente estudo objetivou investigar e promover alterações na prática pedagógica da avaliação a partir de mudanças na concepção de professoras alfabetizadoras sobre a natureza da língua escrita e a construção desse conhecimento pela criança. A pesquisa realizou-se na Escola Classe II do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - escola parque - em Salvador. Aturam como sujeitos da pesquisa duas professoras alfabetizadoras e suas respectivas turmas, de 20 alunos cada. Os dados foram coletados, durante três anos, mediante os seguintes procedimentos: entrevistas com as professoras (no início e no fim do trabalho), entrevistas com os alunos, observações em sala de aula, além de atividades de treinamento envolvendo leitura e discussão de texto, avaliação e planejamento das programações semanais, análise da produção escrita dos alunos e orientações para procedimentos relacionados a avaliação realizada em sala de aula. Os resultados foram analisados à luz das concepções construtivista e sócio-interacionista e de contribuições da linguística, psico-linguística e sócio-linguística. A autora concluiu que os resultados sugerem mudanças na concepção de alfabetização das professoras com implicações significativas para a prática da avaliação.