SIGWALT, Carmen S. Brito (1993)
A Formacao do Professor Alfabetizador: Caminhos e Descaminhos
Paraná, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
A Formacao do Professor Alfabetizador: Caminhos e Descaminhos.
Nome do Orientador: Abigail Alvarenga Mahoney
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho teve como objetivo analisar, a maneira pela qual vem se dando a habilitação de Magistério a nível de 2º grau, a professores que atuarão como alfabetizadores. Para tal, a autora dividiu o seu trabalho em duas partes. Na primeira, analisou a educação e o contexto histórico, partindo do pressuposto, de que os fenômenos educacionais não podem ser percebidos e analisados isoladamente. Fazendo ainda uma retrospectiva do processo de alfabetização, desde a antigüidade aos dias de hoje. Na segunda parte, procurou analisar a formação do professor alfabetizador, a partir de uma reorganização do currículo dos cursos de Magistério de 2º grau do Estado do Paraná no ano de 1988; no que se refere a reorganização da disciplina de Alfabetização já então incluída no currículo em vigor. A autora teve a oportunidade de participar do Grupo de Pesquisa da Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento do Ensino de 2º Grau, no que se refere exatamente a reorganização da disciplina de alfabetização. Onde teve a possibilidade de contato, através de cursos, encontros e seminários, com professores responsáveis pela cadeira de Alfabetizadores nos cursos de Magistério. Os dados foram coletados através de um questionário que visava diagnosticar: 1) Qual a fundamentação teórica que o professor imprime ao seu trabalho? 2) Quais os conteúdos trabalhados na disciplina? 3) Qual a bibliografia básica utilizada? 4) Como o professor situava a sua disciplina no currículo do Magistério? Foram devolvidos 60 dos 500 questionários entregues. De acordo com as respostas dadas nos questionários, foi possível perceber, segundo a autora, grupos de professores que enfatizam o ensino dos métodos tradicionais, outros que priorizam os estudos de Emília Ferreiro e um último, que propõe a utilização tanto dos métodos tradicionais quanto dos estudos de Ferreiro. Segundo a autora, foi possível perceber em seu trabalho, que os professores não dão conta da questão da Alfabetização devido principalmente a abordagem dada nos cursos de magistério, que baseiam seus cursos, ora privilegiando o ensino de métodos e técnicas, ora apresentando os estudos de Emília Ferreiro; ignorando-se a reflexão a respeito da concepção de alfabetização ligada a uma concepção de linguagem e a uma concepção de linguagem escrita.