FARIA, Maria Natália Mesquita de (1993)
Alfabetização de Crianças Portadoras de Síndrome de Down: Analisando Uma Proposta de Ensino
Alfabetização de Crianças Portadoras de Síndrome de Down: Analisando Uma Proposta de Ensino.
São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação Especial)
Universidade Federal de São Carlos.
Nome do Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objeto deste estudo é a criança portadora de Síndrome de Down e a alfabetização da mesma. Tem por objetivo analisar uma proposta de ensino a partir da leitura e escrita de seis crianças portadoras da referida Síndrome, alunos de uma instituição especializada, localizada na cidade de Campinas - SP. Estas crianças foram expostas a um programa interdisciplinar, centralizado em sus próprios interesses, e que foi sendo construído e aplicado como proposta de alfabetização fundamentada em Celestin Freinet, Emília Ferreiro e Esther Pillar Grossi. Os resultados do estudo indicam que os alunos apresentam avanços em relação à aprendizagem da leitura e escrita,analisada de acordo com o referencial teórico adotado. o trabalho permite concluir que estas crianças solicitam um tempo maior para a aprendizagem da leitura e escrita, embora passem por fases semelhantes Às da criança normal. De um modo geral, a análise qualitativa também permite concluir que os procedimentos pedagógicos utilizados neste trabalho só apresentam resultados positivos quando aplicados dentro de um ambiente educacional que propicie o desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos.