BONEL, Mônica Maia (1993)
O Ciclo Básico
São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
O Ciclo Básico.
Nome do Orientador: Lucia Merces de Avelar
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Análise de Documentos
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi obter uma melhor compreensão do papel do Estado e da Administração do Ensino no Estado de São Paulo, no período de transição da política brasileira (1982 à 1990), época em que foram registradas importantes transformações econômicas e sociais. Dessa forma, será analisado o principal programa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo no período estudado o Ciclo Básico. Assim, o que está em pauta é a discussão sobre a autonomia da escola como uma alternativa possível para a reversão do quadro de repetência e evasão. A pesquisa realizada nas escolas teve como objetivo conhecer e analisar suas organizações administrativas e pedagógicas e as estratégias utilizadas para implementação e funcionamento do Ciclo Básico. Para a primeira etapa do trabalho, foram utilizados documentos oficiais, legislação, relatórios internos e externos de avaliação das escolas, órgãos centrais e entrevistas com alguns dos responsáveis pela implementação do programa. A segunda etapa caracterizou-se como pesquisa empírica, realizada no 2º semestre de 1990, e acompanhou o trabalho de duas escolas da rede estadual de São Paulo, capital. Utilizou-se, também, um procedimento de intervenção e observação. O que o governo define como essencial para o resgate da escola pública é a conquista da autonomia. Assim como outros, o programa CB, mesmo após 6 anos de sua implementação, não contribui para reverter definitivamente o problema que lhe deu origem: a repetência nas primeiras séries. Na prática, o CB passou a ser identificado com uma nova abordagem de alfabetização, que, apesar de possibilitar reflexões profundas acerca do processo de ensino aprendizagem, não tornou viável a cada escola organizar seu trabalho de forma autônoma, considerando suas necessidades e definindo prioridades. O CB tinha por objetivo reverter o fracasso escolar, introduzindo uma discussão mais profunda sobre alfabetização e proporcionando, ao mesmo tempo ,a reorganização gradativa do ensino fundamental. Conclui-se que o Projeto do Ciclo Básico logrou ser uma política pública que teve repercussão positiva, traduzida na maior permanência dos alunos da rede, embora não tenha alcançado plenamente seus propósitos.