FERREIRA, Janeide Medrado (1993)
Produção de Textos na Alfabetização : Um Estudo da Relação Entre a Oralidade e a Escrita Numa Experiência Concreta
Produção de Textos na Alfabetização : Um Estudo da Relação Entre a Oralidade e a Escrita Numa Experiência Concreta.
Bahia, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Bahia.
Nome do Orientador: Dalva Maria de Andrade Martins
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objeto de estudo dessa pesquisa se constituiu na investigação da relação entre a oralidade e a escrita na produção de textos. Para tanto, objetivou-se promover relações entre as experiências das crianças, sua oralidade e a construção de textos. Intentou-se ainda possibilitar, através de uma metodologia participante, mudanças na concepção, atitude e prática do professor referente às relações entre a oralidade e a escrita, viabilizando a construção de textos pelas crianças, durante o processo de alfabetização. Quarenta crianças, divididas em duas turmas de 20 cada e matriculadas em turnos diferentes participaram da pesquisa, além de duas professoras. Os dados foram coletados no período de março de 1990 a setembro de 1992 em duas classes de alfabetização na Escola Classe II do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Os dados, levantados através de observações de aula, entrevistas com docentes e discentes, análise da produção escrita das crianças e atividades referentes a formação do alfabetizador , foram tabulados e categorizados à luz do referencial teórico da análise qualitativa. A autora concluiu que foi possível verificar que os aspectos relacionados à formação e ao domínio de conteúdo interferem na prática desenvolvida em sala de aula, e que a promoção de criação de textos pelas crianças permitiu que elas explorassem suas hipóteses no ato de produção e consequentemente passassem a ver a escrita não apenas como cópia dos traçados de outros, mas como expressão de significados.