COSTA, Eliana de Lima Rocco e (1993)
Análise Neuropsicológica da Escrita em Cadernos Escolares
São Paulo, 1993. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Análise Neuropsicológica da Escrita em Cadernos Escolares.
Nome do Orientador: Elsa Lima Gonçalves Antunha
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo deste trabalho é oferecer aos profissionais que atuamno campo da aprendizagem uma nova modalidade semiológica para a compreensão das dificuldades encontradas nos portadores de Distúrbios Específicos de Aprendizagem, sobretudo nas siíndromes relacionadas com a linguagem: disgrafia, dislexia (diseidética e disfonética0, disortografia e dissintaxia (afasia sintática). Estas síndromes refletem-se na escrita e protanto os cadernos escolares documentam de forma exaustiva os vários sinais patológicos que se manifestam nas três modalidades de escrita: cópia, ditado e expressão espontâne (redação). O trabalho utilizou a metodologia neuropsicológica, isto é, através do método de análise de tarefa (Task Analysis), no caso, a escrita, procurou correlacioná-la à organização cerebral. Os quadros teóricos que fundamentam essa abordagem são: 1) Organização do Sistema Nervoso: - funções subcorticais envolvidas na escrita: sistema Reticular e Límbico, Cerebelo e Tálamo; - funções corticais e néo-corticais envolvidas na escrita: analisadores Auditivo, Visual, Somestésico (táctil-cinestésico) e Motor; 2) Níveis Hierárquicos da Experiência Cognitiva de acordo com Myklebust: senso-percepção, imaginação, simbolização e conceituação; 3)Tipos de Aprendizagem, de acordo com Myklebust: intra-neuro-sensorial, inter-neuro-sensorial e integrativo-neuro-sensorial; 4) A escrita: Análise de tarefas. Exame meuropsicológico da escrita e sua interpretação de acordo com Luria. A partir desses referenciais foi elaborado um Protocolo de Avaliação da Escrita em Cadernos Escolares, no qual se estabeleceu uma correlação entre os sintomas e as regiões cerebrais correspondentes. As ilustrações contidas no trabalho têm a finalidade de servir como roteiro para a utilização desta nova abordagem. Entre as consequências mais imediatas e eficazes deste modelo coloca-se a organização de propostas terapêuticas também de inspiração neuropsicológica.