COELHO, Adelir Damazio (1993)
A Educação Psicomotora e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita no Currículo das Séries Iniciais do I Grau: Uma Proposta de Atendimento a Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
Rio Grande do Sul, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Maria.
A Educação Psicomotora e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita no Currículo das Séries Iniciais do I Grau: Uma Proposta de Atendimento a Crianças com Dificuldades de Aprendizagem.
Nome do Orientador: Neide Uchoa Xavier
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Partindo do pressuposto de que a aplicação sistemática de um plano de atividades psicomotoras, paralela às atividades pedagógicas, contribui para o aumento do rendimento escolar de crianças, a pesquisa teve como finalidade evidenciar, em termos teóricos-práticos, a importância da educação psicomotora no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita para alunos que apresentam dificuldades nesse processo. Quanto à metodologia, optou-se pela realização de um estudo de caso em uma escola pública da cidade de Santa Maria (RS). Os sujeitos selecionados foram 19 alunos que cursavam as séries iniciais do ensino de 1º grau - 10 de 1ª série, 7 de 2ª e 2 de 3ª, com idades que variavam entre os seis aos quinze anos. Privilegiou-se como procedimentos necessários ao diagnóstico a observação dos alunos em sala de aula, o contato com seus pais e professores, por meio de entrevistas e de reuniões, bem como no desenvolvimento de planos de atividades psicomotoras, baseando-se em anotações e registros contidos nas fichas de observação e em um %u201Cdiário de campo%u201D; além do contato com uma psicóloga e com um neurologista, no intuito de obter orientações para o tratamento de problemas relacionados às áreas emocional e neuro-psico-motora. A análise das observações e dados coletados evidenciou os seguintes resultados: os alunos apresentaram melhoria significativa em seu desenvolvimento motor e intelectual, além de um resgate de auto-estima; o projeto implementado auxiliou no desenvolvimento do processo de alfabetização, compensando certas deficiências psicomotoras que dificultavam a aprendizagem da leitura e da escrita, servindo também como estimulação do desenvolvimento global da criança. A experiência também evidenciou que a educação psicomotora se configura em uma área de grande alcance, no sentido de prevenção de problemas escolares e do tratamento das dificuldades na leitura e na escrita; daí a sugestão da autora de que a psicomotricidade seja elemento constituinte dos currículos, não apenas de escolas especiais como também de escolas regulares públicas que alcançam a maioria das crianças das classes trabalhadoras.