MARX, Roseana Barone (1993)
Análise Qualitativa da Implantação do Construtivismo na Rede Pública Municipal de São Paulo
Análise Qualitativa da Implantação do Construtivismo na Rede Pública Municipal de São Paulo.
São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Adail Victorino Castilho
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Inúmeras tentativas têm sido feitas no intuito de erradicar o anlafabetismo no país. Por longo período de tempo investiu-se na descoberta de caminhos eficientes em busca do sucesso em alfabetizar. Este investimento esteve atado à política de alfabetização e em metodologias que estiveram presas À estrutura do processo e não ao seu conteúdo propriamente dito. Na década de 70 surge Emília Ferreiro que aponta a necessidade do estudo epistemológico da alfabetização propondo uma revolução conceitual. Dessa forma surge a proposta construtivista. A intenção desse trabalho e de entender como essa revolução tem acontecido nas escolas da rede pública municipal de São Paulo. Propõe-se a analisar como o professor compreendeu a hipótese epistemológica de sua prática.