MARX, Roseana Barone (1993)
Análise Qualitativa da Implantação do Construtivismo na Rede Pública Municipal de São Paulo
São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Análise Qualitativa da Implantação do Construtivismo na Rede Pública Municipal de São Paulo.
Nome do Orientador: Adail Victorino Castilho
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Inúmeras tentativas têm sido feitas no intuito de erradicar o anlafabetismo no país. Por longo período de tempo investiu-se na descoberta de caminhos eficientes em busca do sucesso em alfabetizar. Este investimento esteve atado à política de alfabetização e em metodologias que estiveram presas À estrutura do processo e não ao seu conteúdo propriamente dito. Na década de 70 surge Emília Ferreiro que aponta a necessidade do estudo epistemológico da alfabetização propondo uma revolução conceitual. Dessa forma surge a proposta construtivista. A intenção desse trabalho e de entender como essa revolução tem acontecido nas escolas da rede pública municipal de São Paulo. Propõe-se a analisar como o professor compreendeu a hipótese epistemológica de sua prática.