MOTTA, Paulo Tadeu Rabelo da (1993)
Multi-Repetência: a História dos Acertos e Desacertos na Escola Pública de Assis-Sp
Multi-Repetência: a História dos Acertos e Desacertos na Escola Pública de Assis-Sp.
São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Antonio Carlos Caruso Ronca
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O fracasso escolar, quase sempre tido como reprovação e abandono, terá que encampar uma nova modalidade que, sempre presente e às vezes ignorada, começa chamar a atenção dos pesquisadores, a saber, a Multi-repetência. A criança que se encontra há mais de dois anos na mesma série e, ainda assim, permanece na escola, foi o fato que impulsionou a verificar como a escola age com tal aluno, ou seja, quais as medidas didático-pedagógicas que a escola adota ao se deparar com o multi-repetente. Através de entrevistas com professores, coordenadores de ciclo básico e diretores de escolas públicas, pôde-se realizar uma análise dos acertos e desacertos presentes na prática diária com tais alunos. No discurso do pessoal que trabalha na escola pública, pôde-se constatar que a multi-repetência necessita ser melhor entendida e, a partir daí, novas práticas serem adotadas, visando lidar de forma mais efetiva com tal problemática que a cada dia se torna mais emergente no âmbito educacional.