IVO, Aurenisia Coutinho (1993)
O Discurso da Alfabetizacao : Aspectos da Politica Publica da Educacao Basica do Estado da Paraíba na Década de 80
Paraná, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Paraíba.
O Discurso da Alfabetizacao : Aspectos da Politica Publica da Educacao Basica do Estado da Paraíba na Década de 80.
Nome do Orientador: Stela Borges de Almeida
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Análise de Documentos
Resumo: A pesquisa teve como objetivo, analisar criticamente os discursos proferidos pela Secretaria da Educação e Cultura da Paraíba (SEC/Pb), sobre a educação básica, especificamente, o processo de alfabetização; do Estado da Paraíba na década de 80. Para tal, foi feito análise dos documentos; que eram distribuídos as escolas, outros em reciclagem para professores e técnicos, ou em simpósios e reuniões promovidas pela SEC/Pb, e informações prestadas por técnicos e coordenadores de setores do ensino de primeiro grau da SEC/Pb. Sendo utilizados como fonte primária de análise 31 documentos produzidos pela SEC/Pb, dos quais 16 fizeram parte do corpo do trabalho e como fonte secundária de apoio, alguns programas, projetos, boletins e periódicos (jornais e revistas), divulgados na década de 80 principalmente pelo Ministério de Educação e Cultura. Trabalhou- se o discurso expresso nos documentos entendendo-se que os mesmos refletem uma praxis pedagógica, tomada como categoria conceitual. A análise do discurso oficial se deu através de dois enfoques: 1) Visão geral da educação básica; partindo-se da estrutura orgânica aprovada pela lei n.º 4314, de 04/12/81, sendo apresentados no trabalho em três seções: Os princípios neo- liberais; O papel da escola, do professor e da alfabetização; e A integração e participação nos conselhos de classe. As consultas mostraram, que não houve, efetivamente, democratização do ensino, embora estivessem presentes os discursos da democracia e transformação social e propostas para a superação dos conflitos no âmbito da instituição escolar; 2) Visão da alfabetização; nos documentos sobre alfabetização, foram traçadas diretrizes para o professor, nas quais, a SEC/Pb levava em consideração algumas estratégias, acreditando serem elas pertinentes para amenizar alguns problemas do ensino básico, especialmente nas primeiras séries do primeiro grau, tais como: revisão dos conteúdos, demarcação do início da alfabetização, fracasso da primeira série, processo de aprendizagem, questão dos métodos, conceituação de alfabetização entre outros. O discurso apresentava várias inclusões; se por um lado haviam discursos pretensamente inovadores, por outro, o que ocorria efetivamente era a percepção de um conjunto de palavras e expressões soltas dentro de um discurso tradicional que não conseguia conduzir para uma linha de criticidade. Posteriormente, é feito uma discussão buscando demonstrar as tendências e contribuições da lingüística e da psicologia no processo de alfabetização numa perspectiva social. Onde alfabetizar deveria implicar, em compromisso público, em dotar os indivíduos do mais simples direito, que para a autora é o de ler e escrever, como pré condição de qualquer mudança ou progresso futuro. Conclui-se, em linhas gerais, que existe um caráter conservador e contraditório nos documentos analisados, no sentido de que os problemas educacionais estão reduzidos ao plano meramente pedagógico e consequentemente, procurando soluções apenas no professor, nos alunos, nos métodos entre outros.