FREITAS, Sueli Anacleto de (1993)
A História de Minha Vida na Alfabetização: Uma Utopia Buscada nos Caminhos da Interdisciplinaridade
A História de Minha Vida na Alfabetização: Uma Utopia Buscada nos Caminhos da Interdisciplinaridade.
São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Supervisão e Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Ivani Catarina Arantes Fazenda
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho buscou tratar os vários níveis da problemática da alfabetização, através do relato da história de vida da autora nas suas várias fases profissionais, a partir de processos práticos e teóricos da interdisciplinaridade. A autora, divide o seu trabalho em cinco momentos, onde retrata suas experiências; que são: primeiro,Introduzindo a minha história; segundo, escortinando a minha história, terceiro. Descobrindo o meu símbolo: A Bolha; quarto, esvelando os Habitats teórico metodológico de cada bolha; e o quinto, Reencontrando os meus pares de caminhada e encontrando outros pares-capacitação docente em questão. A bolha, citada no terceiro momento, é usada pela autora para representar a superação de diversas fases e etapas de sua trajetória profissional. Entre as experiências relatadas estão: Magistério Público Estadual (região rural), ingresso no curso de Pedagogia, coordenadora Pedagógica e mais tarde Orientadora de Alfabetização no Vale do Itajaí e Mestrado em Supervisão e Currículos. Sendo que em cada experiência relatada, foram usadas diversas metodologias e embasamentos teóricos, correspondendo ao tipo de necessidade de cada momento da alfabetização. Conclui, dizendo o quanto é importante os diversos habitats teórico metodológicos, e a busca de várias saídas, justificando que as pessoas são diferentes e possuem verdades diferentes, e que é em cima destas diferenças e das diferenças das crianças , que será possível construir o caminho interdisciplinar da alfabetização.