PRISZKULNIK, Leia (1993)
A Criança e a Psicanálise: Uma Re-Leitura da Dislexia-Disortografia
São Paulo, 1993. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
A Criança e a Psicanálise: Uma Re-Leitura da Dislexia-Disortografia.
Nome do Orientador: Odette Lourenção Van Kolck
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa estuda crianças com inteligência normal, ou até superior, que "exibem" problemas na leitura e escrita. São as que apresentam o distúrbio psicomotor na aquisição da linguagem escrita, aqui chamadas, disléxicas-disortográficas. Articula o conceito de distúrbio psicomotor e a Psicanálise e procura questionar uma visão exclusivamente pedagógica desse distúrbio, concepções que o adulto tem da infância e alternativas de tratamento. concebe dislexia-disortografia enquanto sintoma de transtornos maiores na vida da criança, sintoma com valor de linguagem sengundo as formulações lacanianas, considera que a abordagem psicanalítica pode contribuir para um esclarecimento maior desta queixa e que um tratamento psicanalítico pode beneficiar muitas crianças. Esclarecer a maneira de trabalhar com a criança dis´léxica-disortográfica, procurando apontar a especificidade do trabalho singular que vem sendo desenvolvido há anos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.