TRINDADE, Iole Maria Faviero (1993)
A Investigação - Ação na Formação do Professor Alfabetizador
A Investigação - Ação na Formação do Professor Alfabetizador.
Rio Grande do Sul, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Juan José Mouriño Mosquera
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Partindo da contextualização de problemas que perpassam a realidade educacional como a evasão, repetência e analfabetismo, o estudo teve como objetivos: contribuir para a melhoria da prática docente do professor alfabetizador, em termos de competência técnica e de compromisso político; analisar os efeitos dessa melhoria na promoção dos alunos em termos quantitativos e qualitativos; identificar questões e temas pertinentes à problematização da prática docente do alfabetizador; generalizar ações na formação de professores que foram significativas para a qualificação da ação docente e da alfabetização. A investigação - ação caracterizou-se como o tipo de pesquisa a ser incentivada na formação dos professores em serviço. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre, em que a pesquisadora já desenvolvia um trabalho de assessoria. Participaram do estudo seis professoras alfabetizadoras. As estratégias utilizadas foram as reuniões semanais, discussões coletivas, entrevistas individuais, reflexões sobre a prática pedagógica, análise de relatos das professoras sobre sua formação e experiência em 1ª série e de seus memoriais sobre a gênese da formação, enquanto alfabetizadoras. Feita a análise dos dados, o estudo revelou: o quanto a reflexão sobre a prática é uma conquista árdua; a constatação de uma gênese na formação como professora alfabetizadora garantida, de certa forma, pela prática; que a relação assessor-alfabetizador deve ser concebida de forma dialógica, focalizando as trocas de experiências; o quanto a qualificação da ação docente é privilegiada de forma efetiva pela formação, no professor, de uma postura de pesquisador crítico de sua prática; que a prática é fonte de uma construção teórica sobre a compreensão do fazer do professor. Foi evidenciado também que a investigação - ação mostra-se como um caminho que pode propiciar a procura da interação mais estreita entre Universidade, escola pública, realidade social e instituições que fomentam a pesquisa.