MAGOSSI, Maria Ângela (1994)
Ciclo Básico: Inovação Pedagógica Ou Não?
Ciclo Básico: Inovação Pedagógica Ou Não?.
São Paulo, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Metodista de Piracicaba.
Nome do Orientador: Elias Boaventura
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Pretendi com este trabalho analisar a implantação do ciclo básico no estado de São Paulo e verificar se ele pode ser considerado uma inovação pedagógica. Para tanto procurei descrever no 1§ cap. As reformas educacionais que tiveram, segundo varios autores, um papel significativo para o desenvolovimento educacional do pais, desta maneira abordei as reformas: benjamim constant, francisco campos, lei de diretrizes e bases e a lei 5.692/71. no 2§ cap. observei a contextualizacao histórica da decada de 80, visto que a implantação do ciclo básico se deu neste período e por acreditar que a educação não pode ser entendida por si, mas implantação do ciclo básico e verificar se este pode ser considerado uma inovação pedagógica a partir do definição de inovação de Maria Amelia Azevedo Goldemberg que considera esta um processo planejado e científico de desenvolver e ampliar no sistema educacional uma mudança, cuja as possibilidades de ocorrer com frequência são poucas, mas cujo os efeitos representam um real aperfeiçoamento para o sistema educacional. Ao final do trabalho pude concluir que a implantação do ciclo básico não pode ser considerado uma inovação pedagágica, não chegaram realizar, não chegaram a realizar...