HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira (1994)
Analisando Um Currículo : Entre Intenção e Gesto, Um Espaço de Leitura e Construção do Conhecimento
Rio de Janeiro, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal Fluminense.
Analisando Um Currículo : Entre Intenção e Gesto, Um Espaço de Leitura e Construção do Conhecimento.
Nome do Orientador: Lúcia Maria Moraes Moysés
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desta dissertação é de realizar uma análise dos fundamentos para a Elaboração do Currículo Básico para as Escolas Públicas do Rio de Janeiro, publicado em 1991 pela Secretaria de Educação. Esta currículo básico trouxe, em seu bojo, a partir de seus Fundamentos Filosóficos e Metodológicos, a tentativa de introduzir na discussão pedagógica, uma nova concepção de conhecimento, cuja a mudança mais radical se refletia no Componente Curricular de Alfabetização. Neste contexto está inserido o conceito de escola, que já não é mais uma instituição e sim um estabelecimento que faz parte de uma organização- a SEE- à qual está subordinada e que por sua vez realiza uma grande instituição que é a da educação. Torna-se necessário então, para a viabilização desta proposta, a construção de um conhecimento junto ao professor, onde se priorize não só o conteúdo mas também a forma de veiculação desse conhecimento. Assim, o primeiro e grande desafio de uma proposta de conhecimento, é a de transformar a questão do conhecimento, em também uma questão de desenvolvimento da essência humana. Desta forma, a construção do conhecimento sobre a alfabetização junto aos professores, vai implicar numa relação mediada, interativa, que permita inicialmente, um debruçar-se sobre a atividade cotidiana, onde a funcionalidade e repetitividade de determinadas práticas e usos, deve ser analisada. Uma outra questão importante em tal proposta de construção do conhecimento gira em torno da função que o eu assume enquanto produtor da linguagem, o que vai apontar para uma discussão que envolve a passagem do sujeito enunciador para o sujeito autor. O resultado desta análise levou a autora a concluir, que a concepção de leitura e de escrita configura-se como uma possibilidade de refletir a realidade de forma mais generalizada. A alfabetização passa então a ser vista não apenas como uma etapa a mais a ser vencida na aprendizagem da criança, adquirindo "status" de privilegiado e exclusivo instrumento da humanidade para seu desenvolvimento mental e cultural.