OSORIO, Alda Maria do Nascimento (1994)
Em Busca de Respostas Para a Questao da Alfabetizacao Ou do Analfabetismo : as Representações Sociais do Professor Alfabetizador
Mato Grosso do Sul, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Em Busca de Respostas Para a Questao da Alfabetizacao Ou do Analfabetismo : as Representações Sociais do Professor Alfabetizador.
Nome do Orientador: Eurize Caldas Pessanha
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Este estudo tem como objetivo respostas para a questão da alfabetização e do analfabetismo. Para tal propõe a conhecer e a discutir as concepções de alfabetização subjacentes nas falas dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de ensino de Campo Grande MS. Como metodologia, utilizou-se uma ficha de cadastramento distribuída a todos os professores que atuavam em turmas de 1º série no ano de 1993, uma entrevista semi-estruturada com 20 alfabetizadores sorteados , dentre aqueles que já estavam trabalhando com a 1º série há 5 anos no mínimo. Investigou-se como os professores alfabetizadores representam a sua prática pedagógica, dentro de um universo de diferentes significados interligados com os seus conceitos de alfabetização, com a sua opção profissional, com a representação que fazem de seus alunos e de sua própria prática docente. Como resultado desta pesquisa, as análises revelaram que a maioria das alfabetizadoras apresenta um estado de consciência ingênua a respeito de questões relacionadas à sua prática pedagógica e à alfabetização, e ainda, existe uma falta de coerência interna entre o que dizem ser a sua prática pedagógica e a sua concepção teórica.