CARLONI, Marli (1994)
Tateamento Experimental : Uma Nova Conduta no Processo de Alfabetização
Rio Grande do Norte, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Tateamento Experimental : Uma Nova Conduta no Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Djanira Brasilino de Souza
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal das uma contribuição efetiva a educação e, mais particularmente ao processo de alfabetização. Para tanto a autora realizou uma reconstituição histórico-teórica sobre o processo de alfabetização no contexto da educação brasileira e estabeleceu um confronto entre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Freinet, destacando-se nesta o Método Natural enquanto proposta alternativa de aquisição do conhecimento da leitura e da escrita. Realizou-se também uma reflexão filosófico-pedagógica do percurso gerador da construção do conhecimento consubstanciado no Tateamento Experimental, utilizando-se como referência os pilares Kantianos, Piagetianos e Freneitianos. O Tateamento Experimental se define como sendo um processo através do qual a criança constrói, passo a passo o seu conhecimento, partindo de experiências tateantes próprias, bem sucedidas ou não. A pesquisa ocorreu em 1991, na creche Lar do Caminho situada no conjunto Ponta Negra em Natal/RN, na qual atuaram como sujeitos 13 crianças de uma classe regular denominada Pré, sendo os dados coletados através de observações diretas da prática da sala de aula. A autora detectou alguma mudança na postura do grupo pesquisado apesar da dificuldade de se incorporar idéias educacionais mais anti-convencionais aquelas que fogem à regra dos métodos mais usuais de educação.