ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de (1994)
O Desenvolvimento da Consciência Metalinguística de Texto e Sua Relação Com a Produção
Pernambuco, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
O Desenvolvimento da Consciência Metalinguística de Texto e Sua Relação Com a Produção.
Nome do Orientador: Alina Galvão Spinillo
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Metalinguagem
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Pesquisas na área de produção e consciência metalinguística de texto em crianças restringem-se basicamente à análise de um único tipo de texto: a história. O estudo pretende investigar conjuntamente a produção e a consciência metalinguística de três gêneros de texto: história, carta e notícia, explorando a relação entre essas duas habilidades em uma perspectiva de desenvolvimento. Participaram do estudo 63 crianças com idades de 5, 7 e 9 anos, frequentando o pré-escolar, 1ª e 3ª série do primeiro grau. todos os sujeitos foram sobmetidos individualmente a quatro tarefas: 1) produção livre de uma história, uma carta e uma notícia; 2) identificação do gênero do texto; 3) julgamento de partes do texto e 4) julgamento de textos híbridos. Foram elaboradas categorias que caracterizam o desempenho ds sujeitos em cada tarefa e em cada gênero de texto. As correlações entre produção e julgamento de textos foram explorados em cada grupo de idade. Os resultados indicam um progresso significativo com a idade em relação à produção e consciência textual e que a relação entre essas habilidades varia de acordo com a idade dos sujeitos e o tipo de texto. Em relação à consciência metalinguística de texto, verificou-se que a notícia é mais facilmente identificavél que a história e a carta; e que aspectos como o conteúdo e o estilo linguístico antecedem a reflexão por parte da criança sobre a estrutura dos textos. Evidenciou-se que a idade e a escolaridade, sobretudo a alfabetização, influenciam tanto a produção como a consciência metalinguística textual e que o desenvolvimento desta não se manifesta igualmente em todos os textos investigados, isteo é, determinados aspectos do texto são mais salientes para a criança que outros. Mesmo tratando-se de um estudo exploratorio, os resultados abrem novas perspectivas de investigação e sugerem uma progressão quanto ao desenvolvimento de uma consciência metalinguística de texto, aspectos este pouco explorado na literatura.