CORDEIRO, Maria Helena Baptista Vilares (1994)
O Uso de Pistas Grafo-Fonéticas na Aquisição de Leitura e Suas Relações Com o Conhecimento de Letras, Consciência Fonológica e Concepções de Escrita
Pernambuco, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
O Uso de Pistas Grafo-Fonéticas na Aquisição de Leitura e Suas Relações Com o Conhecimento de Letras, Consciência Fonológica e Concepções de Escrita.
Nome do Orientador: Antonio Roazzi
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Sistema Fonológico / Sistema Ortográfico
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Este trabalho teve por objetivos: - verificar quais as pistas grafo-fonéticas mais utilizadas, na identificação de palavras desconhecidas, por crianças em processo de alfabetização; - verificar se as crianças antes de serem alfabetizadas podem buscar numa palavra conhecida o valor sonoro de segmentos gráficos que desconhecem; - verificar qual influência do conhecimento letra-som e da capacidade de categorização fonológica no desempenho nas tarefas de identificação de palavras desconhecidas e a relação entre esse desempenho e as concepções sobre a natureza do sistema de escrita. Para tanto, foram analisadas 40 crianças pré-alfabetizadas que freqüentavam a primeira série do ensino fundamental de três escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Essas crianças foram submetidas a testes de reconhecimento de letras, categorização fonológica, escrita e identificação de palavras com base no uso de diferentes pistas grafo-fonéticas. Ao final do trabalho foi possível alcançar alguns resultados: 1. A criança ao ir se desenvolvendo na compreensão alfabética, vai tornando-se cada vez mais capaz de utilizar como pistas de identificação de palavras desconhecidas , uma variedade cada vez maior de segmentos (vogais-sílabas-consoantes); 2. As crianças usuárias da língua portuguesa podem buscar, em palavra conhecidas, a tradução sonora de segmentos que elas desconhecem e usá-los eficazmente como pistas na identificação de palavras escritas desconhecidas, mesmo antes de concluírem o processo de alfabetização; 3. Durante o amadurecimento da concepção silábica do sistema de escrita existe um paralelismo entre a evolução da escrita e o aprimoramento das estratégias de leitura.