NEGRI, Itelma Mirian Alves de Medeiros (1994)
Ciclo Basico de Alfabetizacao : os Limites de Um Projeto Politico
São Paulo, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Metodista de Piracicaba.
Ciclo Basico de Alfabetizacao : os Limites de Um Projeto Politico.
Nome do Orientador: Valdemar Sguissardi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a Reforma realizada no Ensino de 1º grau das Escolas Públicas do Estado do Paraná, através da avaliação da implantação da Proposta do Ciclo Básico de Alfabetização, que tinha como objetivo eliminar o problema da evasão e da repetência. Este estudo visa identificar os fatores que contribuíram negativamente para o insucesso dessa proposta. Para desvendar a realidade concreta que envolve a proposta, utilizou-se como metodologia o relato de pessoas de diferentes segmentos sociais envolvidos no processo de implantação, como profissionais e especialistas de educação. A autora objetivou ainda analisar as etapas de planejamento e execução e a não efetivação do projeto. Percebeu-se que a apropriação dessa nova fundamentação teórica, o ciclo Básico, era um desafio para o educador devido a superficialidade dos cursos de capacitação, e com isso a proposta estava comprometida devido a falta de competência técnica do educador, problema que se agravou com a não valorização do docente. Enfim, não houve infra-estrutura para sustentar o projeto. No desvendar desta realidade conclui-se que os fatores que interferem na realização dessa proposta estão diretamente ligados à instância político-administrativa, tais como a falta de vontade política, cujo exemplo é a ausência de efetivas condições de mudança. Um outro fator está ligado ao modo autoritário como foi conduzida a implementação da proposta que surgiu como resposta a necessidades ideológicas do grupo político então no poder.