SCHLINDWEIN, Luciane Maria (1994)
A Proposta de Alfabetização do Estado de Santa Catarina e Sua Efetivação no Município de Penha/Sc
São Paulo, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
A Proposta de Alfabetização do Estado de Santa Catarina e Sua Efetivação no Município de Penha/Sc.
Nome do Orientador: Claúdia Davis
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo objetiva analisar a prática pedagógica de quatro professoras alfabetizadoras da rede estadual de ensino, no município de Penha/SC. Desde 1991, o estado conta com uma Proposta Curricular que objetiva orientar a prática pedagógica em todo o Estado. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, entrevistando-se diretoras e professoras alfabetizadoras, contextualizando seus espaços de atuação (as comunidades e suas escolas). Foi aplicado ainda, um instrumento de avaliação elaborado por esta pesquisadora, que averiguou até que ponto tinham caminhado no processo de construção da língua escrita, ao final do ano letivo de 1992. . Os alunos analisados no instrumento de avaliação por esta pesquisadora, encontravam-se no final do primeiro ano de escolarização, em fase de alfabetização. A autora pretende com este estudo, traçar um perfil dos diretores e das professoras alfabetizadoras da rede estadual do município de Penha, bem como diagnosticar a natureza da participação destes na elaboração/implantação da Proposta Curricular neste mesmo estado. Para tanto, optou-se por uma análise vertical, onde a escola foi estudada em particular, relacionando os dados obtidos junto a cada diretor, professor e turma de alunos. Buscava-se verificar em que medida a Proposta vinha sendo utilizada no cotidiano pedagógico destas professoras e se as mudanças ocorrida em função desta nova prática estavam rendendo resultados positivos no sentido de diminuir os índices de evasão e repetência, garantindo a permanência bem sucedida na escola, objetivos maiores da Proposta de alfabetização do estado de Santa Catarina. Em seguida, procurou-se olhar os dados horizontalmente, de modo a ter visão clara dos resultados alcançados por meio dos dados coletados. Esta proposta está pautada numa abordagem interacionista, onde a criança age e interage de acordo com as possibilidades que o meio lhe oferece. Neste sentido, privilegia-se as interações sociais, de forma que os alunos tenham acesso ao mundo letrado, e se integrem a ele. Assim, a avaliação assume um caráter diagnóstico, detectando as falhas e apontando possíveis soluções. Enfim, conclui-se que PC/SC é inovadora e diferenciada, mas ainda é uma meta a ser alcançada. Está bem formulada do ponto de vista teórico, visa uma nova postura pedagógica, mas, no entanto, ainda está longe de ser viabilizada, pelo menos nas salas do município de Penha.