ROMANO, Eliane Palermo (1994)
O Erro e a Correção Numa Perspectiva Construtivista-Interacionista do Ensino e da Aprendizagem
São Paulo, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
O Erro e a Correção Numa Perspectiva Construtivista-Interacionista do Ensino e da Aprendizagem.
Nome do Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: RESUMO: O objetivo deste trabalho é questionar como vem sendo trabalhado o erro e a correção, partindo de pressupostos básicos das concepções construtivistas da aprendizagem e do ensino, em salas de aula que possuem suas práticas baseados nesta concepção. A metodologia utilizada foi a coleta de dados, através da observação direta em salas de aula, entrevistas com professores, coordenadores e alunos, e análises da Proposta Pedagógica da Escola. Foram observadas classes de 1a série à 4a série do 1o grau de uma escola particular de Campinas. O erro é um indicador de que o aluno ainda não chegou à solução necessária e ao invés de ser punido ou marcado por isto, deverá ser ajudado na busca de solução pretendida. Cabe à Escola, sim, a transmissão cultural dos saberes historicamente constituídos e socialmente organizados, mas não de maneira a desconsiderar a capacidade construtiva do aluno. Na busca de fundamentação para trabalhar com o erro numa concepção construtivista do ensino e da aprendizagem, alguns pontos da pesquisa de Piaget e Ausubel merecem considerações, Em síntese, enquanto a tradição piagetiana é relativamente independente do conteúdo e do contexto, a tradição ausubeliana é essencialmente dependente do conteúdo e do contexto. As 4 professoras da amostragem, apresentam uma visão positiva do erro, enxergando-o como elemento importante no processo de ensino-aprendizagem. O professor deve Ter muito cuidado ao lidar com o erro, pois o medo de errar e a imagem negativa do erro, também são conseqüências da maneira como o professor corrige. O processo de ensino-aprendizagem vivenciado por estas crianças indica que, as causas dos erros são sempre referentes à falhas, dificuldades, problemas que dizem respeito apenas às superação da própria criança no seu sistema da atenção, de memorização, de motivação, de ritmo e até mesmo de incapacidade cognitiva. As idéias prévias dos alunos, exercem uma influência muito grande sobre a aprendizagem, podendo inclusive, bloqueá-la. No que se refere às relações humanas, os alunos e a sua aprendizagem, estão influenciados pela família, pelos amigos e professores. Conclui-se a partir das premissas apresentadas, que um modelo didático com uma perspectiva construtivista-interacionista do ensino e da aprendizagem, deve priorizar o ponto de vista do aluno sobre o conceito a ser ensinado-aprendido, para que o aluno vá modificando suas idéias e consolidando-as com a ciência atual.