EWBANK, Mara Silvia Andre (1994)
Eu (Nao) Fiz o Pre, e Agora Jose?: Avaliando a Concepcao de Escrita de Crianças Que Fizeram Ou Não a Pré-Escola Municipal em Franca
São Paulo, 1994. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Eu (Nao) Fiz o Pre, e Agora Jose?: Avaliando a Concepcao de Escrita de Crianças Que Fizeram Ou Não a Pré-Escola Municipal em Franca.
Nome do Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: Com fundamentação teórica baseada nos pressupostos da teoria construtivista de Jean Piaget e nos aspectos de caráter social da aprendizagem da leitura e escrita de acordo com Jean Foucambert, a autora objetivou avaliar as concepções de escrita de 90 crianças iniciantes no ciclo básico, todas de nível sócio-econômico baixo e com 7 anos de idade, sendo que 60 delas, que haviam cursado um ano de Pré-escola municipal sob modelos distintos de alfabetização, foram divididas em dois grupos de 30 Tradicional(GI), Funcional(G2) e as 30 restantes(G3) não cursaram a pré-escola. Além das crianças foram sujeitos da pesquisa 09 professores de Pré-escola. Um instrumento de avaliação composto por 57 itens, aplicado às crianças, serviu para a verificação de resultados de escrita, leitura, reprodução oral de textos, cópia e identificação de fichas e portadores de textos. Os professores foram avaliados através de entrevistas e sessões de observação em sala de aula, visando definir o perfil do professor em relação à sua concepção de alfabetização, tradicional(G1) ou funcional(G2). Os resultados evidenciaram que a Pré-escola tem importante papel no processo de aprendizagem da leitura e escrita, porém não é qualquer tipo de proposta pré-escolar que promove avanços no processo de aquisição da leitura e escrita, uma vez que crianças que não frequentaram a pré-escola, apresentaram desempenho superior ao do um dos grupos (G1 tradicional).