MARASCHIN, Cleci (1995)
O Escrever na Escola : da Alfabetizacao Ao Letramento
O Escrever na Escola : da Alfabetizacao Ao Letramento.
Rio Grande do Sul, 1995. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Fernando Becker
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo discute duas posições diferenciadas de conhecimento frente à escrita: alfabetização e letramento. A tese consiste em apontar que a alfabetização escolar não constitui uma etapa prévia ao letramento, em relação ao qual pode, até mesmo, ser um obstáculo. O estudo da relação entre alfabetização e letramento é realizado à luz da psicologia genética e da ecologia cognitiva, o que permitiu propor a ideia de uma 'ecologia cognitiva escolar da escrita'. Tomam-se como observáveis empíricos, os modos de escrever palavras e números de 42 escolares de 1ª série, com ou sem história de repetência. O método de análise classificação entre 'aprendido-não aprendido' como os principais operadores organizativos das redes dos modos de escrever dos escolares. Esses operadores funcionam como princípios que caracterizam a ecologia cognitiva escolar da escrita. Para além do fracasso ou do sucesso na alfabetização, a ecologia cognitiva escolar da escrita produz um afastamento do letramento. Foi possível, ainda, observar a impregnação dos mesmos operadores no caso da escrita numérica.