PASSOS, Selma das Gracas Dias (1995)
A Pratica da Alfabetizacao na Pre-Escola Particular e na Pre-Escola Publica
Minas Gerais, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
A Pratica da Alfabetizacao na Pre-Escola Particular e na Pre-Escola Publica.
Nome do Orientador: Regina Helena de Freitas Campos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação pretendeu apresentar alguns resultados da pesquisa realizada em duas instituições pré-escolares de níveis sociais diferenciados, referentes à prática da alfabetização desenvolvida, visando demonstrar que, em classes sociais diferentes, são também diferentes as funções atribuídas à alfabetização, sendo que estas diferenças se refletem no processo de aquisição da leitura e da escrita. Atuaram como sujeitos da pesquisa duas professoras alfabetizadoras, uma de pré-escola pública municipal e a outra de pré-escola particular, e suas respectivas turmas. Foram realizadas observações em sala de aula e análise documental. A autora constatou que se desenvolvia, na pré-escola particular, uma proposta de alfabetização tradicional, rígida quanto aos valores e conhecimentos transmitidos, e que na pré-escola pública o trabalho era marcado pela ausência de atividades e planejamento, sendo indefinida a proposta de alfabetização.