GARUTI, Silvana Aparecida (1995)
Interações Criança-Criança e Criança-Adulto: Negociações na Construção da Linguagem Escrita
São Paulo, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Interações Criança-Criança e Criança-Adulto: Negociações na Construção da Linguagem Escrita.
Nome do Orientador: Vera Maria Nigro de Souza Placco
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar e analisar as negociações ocorridas nos momentos de construção da linguagem escrita, que emergem das interações sociais entre as díades: criança-criança e destas com a professora, com a intenção de investigar qual a importância destas relações no processo de alfabetização. Esta pesquisa realizou-se em uma escola situada na zona sul da cidade de São Paulo, que atende, primordialmente, a classe média da população. Para tanto, foi observada por meio de filmagens, duplas de crianças de uma classe do pré, composta por 22 alunos entre 5 e 6 anos, em diferentes momentos de produções escritas. Neste sentido é importante ressaltar que a apropriação da escrita se dará no jogo das apropriações sociais. Nesse processo, o papel do outro é fundamental, pois a produção do conhecimento ocorre nas interações. Para tanto, pretende-se filmar a realização de seis episódios de escrita em dupla, registrando-se as atividades da díade e da professora. Na tentativa de contextualizar a produção que as crianças irão fazer, em alguns momentos a professora relembra e sintetiza toda a discussão do momento anterior (em roda), chamando a tenção dos alunos para as questões mais importantes a serem escritas. Em muitas situações, observou-se o quanto a troca entre as parceiras flui com sucesso, pois uma complementa a outra, contudo há também a existência de momentos em que uma colega tenta assumir o controle, guiando a produção escrita. Nos episódios analisados, observou-se que a intervenção da professora deu-se no sentido de não só ouvir as hipóteses dos alunos, como também no de fornecer-lhes diretrizes, intervindo na direção do objetivo da tarefa. As dúvidas sobre alfabetização são solucionadas sempre que solicitadas pelas próprias crianças, ou por observação da própria professora. Foram criadas algumas categorias de análises das situações observadas, na intenção de melhor compreendê-las. São elas: 1- Hipóteses; 2- Negociações com o parceiro; 3- Alfabetização (escrita). Assim, pode-se dizer que esses alunos estão descobrindo o mundo da escrita através do levantamento de hipóteses, da investigação, do questionamento, da experimentação, das informações que o adulto e outras crianças oferecem, enfim, das trocas com o outro, as quais irão permitir que haja a sistematização dos conceitos adquiridos. Portanto, há um caráter discursivo na escrita. Ao final de suas reflexões, a autora pôde concluir que, apesar de ter sido investigada uma situação específica de aprendizagem: - a construção da linguagem escrita -, a importância das interações sociais não se restringe apenas a esse momento de aprendizagem, uma vez que o professor poderá atuar dessa forma em outras situações pedagógicas.