NUNES, Célia Maria Fernandes (1995)
Em Busca da Melhoria do Ensino da 1ª Série do 1º Grau Através da Supervisão Escolar
Em Busca da Melhoria do Ensino da 1ª Série do 1º Grau Através da Supervisão Escolar.
São Paulo, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação Especial)
Universidade Federal de São Carlos.
Nome do Orientador: Antônio dos Santos Andrade
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho teve por objetivo, descrever a atuação de um trabalho de supervisão escolar em busca de melhoria do ensino das 1ª séries do 1ºgrau de uma escola municipal de Mariana/MG, localizada em um bairro periférico da cidade. Para tanto foram coletados e que resultaram de três fontes: diários de campo ( de observação e atuação profissional), entrevista e análise de documentos. Foram estudadas as quatro turmas de 1ª série da escola bem como suas professoras. Os dados mostraram, que os professores tinham formação básica de magistério a nível de 2º grau, e que somente uma já possuía alguns anos de experiência com alfabetização. Diante dessa realidade, percebeu-se a importância do serviço de supervisão fazer também um trabalho de formação continuada destes professores. O acompanhamento realizado pelo supervisor aos professores desta série foi constante no decorrer do ano. Desde o planejamento pedagógico anual procurando valorizar as colocações dos próprios professores sobre como pretendiam alfabetizar. Em relaçào aos índices de produtividade das 1ªséries, constata-se que não houve uma alteração significativa no índice de aprovação na 1ª série em relação aos outros anos. Houve, entretanto, com a proposta de trabalho obter a aprovação de mais da metade dos alunos, que estavam na classe considerada especial, e que no ano anterior haviam sido reprovados. A autora conclui que, é possível desenvolver uma proposta coletiva de trabalho, apesar de todas as dificuldades que geralmente são encontradas dentro de uma estrutura escolar.