NOGUEIRA, Miria Margarete Nunes (1995)
A Elaboração do Texto no Processo de Alfabetização
Rio Grande do Sul, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Maria.
A Elaboração do Texto no Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Maria Alzira Coelho da Costa Nobre
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Fundamentada pela proposta construtivista, este trabalho tem como objetivo estudar o processo de aquisição da linguagem escrita, estabelecendo as fases do seu desenvolvimento, a partir do nível alfabético até um nível em que o aprendiz adulto seja capaz de expressar suas ideias em linguagem compreensível, mesmo que não na linguagem padrão, e a partir daí conduzi-lo à aquisição da linguagem padrão. Os dados obtidos através de observações, entrevistas e da intervenção pedagógica da pesquisadora demonstram que os adultos não foram alfabetizados no modelo da escola tradicional. Eles participaram como sujeitos do próprio processo, no qual não existem as habilidades de marcação de parágrafos e margens, onde a coesão existe sem elementos coesivos elaborados, e uma forma mais formal, na qual existe a preocupação de marcar parágrafos e representar corretamente a escrita ortográfica, marcando sua textualidade com coerência e elementos coesivos mais complexos, enfocando a dimensão dialógica e interdiscursiva no processo de aquisição da linguagem escrita. Este estudo aponta para a necessidade de inserir a leitura como suporte para a produção textual.