BARRERA, Sylvia Domingos (1995)
Consciência Fonológica e Linguagem Escrita em Pré-Escolares
São Paulo, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano)
Universidade de São Paulo.
Consciência Fonológica e Linguagem Escrita em Pré-Escolares.
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Determinantes de Resultados
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: A presente pesquisa objetivou estudar a relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita, a partir de uma perspectiva psicogenética, buscando investigar alguns aspectos evolutivos relativos a esses conceitos, em especial a influência do realismo nominal no desenvolvimento da consciência fonológica. A pesquisa visa, portanto, oferecer novos subsídios para explorar a relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita, levando em conta que a aceitação da existência dessa relação forneceria suporte à hipótese da importância da realização de atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das habilidades de análise fonológica em pré-escolares. A hipótese central era de que quanto maior o grau de consciência fonológica dos sujeitos, maior será também o seu nível de aquisição da linguagem escrita. O trabalho se subdividiu em duas partes: a primeira delas constou de um estudo da correlação entre Consciência Fonológica, Linguagem Escrita, Idade e Sexo, em uma amostra de pré-escolares de 4 a 6 anos; na segunda parte, foi realizada uma análise qualitativa da evolução psicogenética de aspectos relacionados ao desenvolvimento da consciência fonológica e à aquisição da linguagem escrita da amostra estudada. O que pôde ser depreendido do exposto acima é que, do ponto de vista pedagógico, a consciência fonológica, em seus diversos níveis (léxico, silábico e fonêmico), não é uma simples capacidade a ser mecanicamente treinada, mas, sim uma habilidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual está estreitamente relacionada à própria compreensão da linguagem oral enquanto sistema de significantes.