OLIVEIRA, Heloisa Amaral Dias de (1995)
Projetos Alternativos de Educacao: Uma Busca de Qualidade de Ensino
São Paulo, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Supervisão e Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Projetos Alternativos de Educacao: Uma Busca de Qualidade de Ensino.
Nome do Orientador: Antonio Chizzotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Este estudo objetivou verificar como as inovações introduzidas pelos projetos alternativos têm alterado, para melhor ou pior, a qualidade do ensino das primeiras letras. Para tanto, a autora realizou, primeiramente, uma investigação teórica de três correntes pedagógicas - a neoliberal, a crítico-reprodutivista e a crítica - visando estabelecer de que forma tais correntes pedagógicas têm chegado ao educador na sala de aula, e quais conceitos de qualidade de ensino e alfabetização que elas trazem. O passo seguinte, fundamentado em GRAMSCI (senso comum/bom senso), BAKHTIN (palavras próprias/palavras alheias) e VYGOTSKY, deu início à parte prática da pesquisa, com o desenvolvimento de entrevistas com professoras cujo desempenho foi considerado bom pela direção das escolas onde trabalhavam. Realizou-se ainda o acompanhamento da evolução da escrita em uma classe de 1ª série de uma escola particular de SP, durante todo o ano letivo de 1993. Objetivou-se com esta parte prática investigar a qualidade no processo de alfabetização e avaliar a qualidade em seu produto, a escrita infantil. A observação participante possibilitou à pesquisadora avaliar as escritas das crianças, segundo indicadores de qualidade resultantes das concepções do senso comum e do bom senso das professoras entrevistadas, e realizar intervenções no trabalho feito em sala de aula, buscando resultados de qualidade através de uma proposta de ensino/aprendizagem que surgiu na relação dialética entre conhecimento teórico (sócio construtivismo) e prático (bom senso).