MOTA, Sônia Borges Vieira da (1995)
O Quebra-Cabeça a Instância da Leitura na Aquisição da Escrita
São Paulo, 1995. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
O Quebra-Cabeça a Instância da Leitura na Aquisição da Escrita.
Nome do Orientador: Claudia Theresa Guimarães de Lemos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Experimental
Resumo: Este trabalho objetivou, através de dados coletados em trabalho experimental de alfabetização, refletir sobre a alfabetização a partir da discussão sobre as relações entre a oralidade/escrita/língua. Ao estruturar o quadro teórico com base no estruturalismo linguístico (LACAN/DERRIDA) e inspirada pelo trabalho de LEMOS no campo da linguagem, a autora recorreu, de modo especial, às noções de significante, metáfora e metomínia no reconhecimento das produções das crianças. Foram sujeitos da pesquisa, por dois anos, 30 crianças de 6 a 9 anos de uma classe heterogênea de alfabetização do Colégio de Aplicação da UFGO. Os sujeitos foram imersos em textos, e foram instados a participar de variadas situações de leitura e produção de textos de todos os gêneros. A autora concluiu que as produções iniciais da criança podem ser um lugar privilegiado de análise do processo de alfabetização.