SANTOS, Marcia Maria Ferreira dos (1995)
Avaliando a Avaliação : Teoria e Prática nas Classes de Alfabetização da Rede Pública do Municipio do Rio de Janeiro
Avaliando a Avaliação : Teoria e Prática nas Classes de Alfabetização da Rede Pública do Municipio do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Any Dutra
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Ferreiro e Teberosky (91), via construtivismo, abalaram uma série de preceitos considerados fundamentais na alfabetização tradicional. Dentre eles, a concepção do processo de ensino-aprendizagem, que era descrito do ponto de vista de quem ensina, passando a ser considerado a partir do ponto de vista do aprendiz. O professor deixa de ser o transmissor do conhecimento para ser um conhecedor dos processos de aprendizagem, identificando, assim, o melhor momento para sua intervenção pedagógica. Apesar dos avanços teóricos, persiste o problema da avaliação, que independe da abordagem pedagógica adotada. Este estudo, então, objetiva que, à medida que o aluno constrói determinado caminho, o professor deve estar atento à sua progressão, elaborando atividades pedagógicas que contribuam, incessantemente, com este contínuo aprender. Através da avaliação diagnóstica presente durante todo o processo de alfabetização, o professor tem condições de detectar falhas, propondo reformulações.