DUNCK, Sueli (1995)
O Desempenho Linguístico de Professores das Séries Iniciais no Processamento da Leitura de Textos Escritos
O Desempenho Linguístico de Professores das Séries Iniciais no Processamento da Leitura de Textos Escritos.
Mato Grosso, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Nome do Orientador: Alice Maria Teixeira de Saboia
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Nesta dissertação, são apontadas as dificuldades de compreensão de textos escritos, a partir de tarefas produzidas por dezesseis professores das séries iniciais do 1º grau. A hipótese inicial era de que, dada a sua escolaridade, os sujeitos seriam capazes de resolver tarefas mais complexas, utilizando, para isso, estratégias cognitivas e metacognitivas especialmente voltadas para esse tipo de atividade. A resolução dessas tarefas, portanto, visou ao levantamento do conhecimento prévio do leitor, numa proposta em que diversos níveis de conhecimento interagem entre si. Os três instrumentos utilizados enfocam predominantemente...