MORAIS, Maria de Fatima Alves de (1995)
O Que Faz Professores Encaminharem Crianças das Séries Iniciais do Primeiro Grau Para Avaliação Psicologica?
São Paulo, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Supervisão e Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
O Que Faz Professores Encaminharem Crianças das Séries Iniciais do Primeiro Grau Para Avaliação Psicologica?.
Nome do Orientador: Fernando Jose de Almeida
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Pretende-se, neste estudo, compreender o que faz o professor das séries iniciais do 1º grau da Escola Pública de Bauru - São Paulo - encaminhar alunos para Avaliação Psicológica. Utilizaram-se recursos da pesquisa qualitativa de orientação fenomenológica. Através da análise da Estrutura do Fenômeno Situado interrogou-se o fenômeno, buscando captar sua essência através das descrições das experiências vividas pelos professores colaboradores. Foram levantados e analisados discursosde quatro professores, através de uma única pergunta orientada: o que faz você encaminhar uma cirança para a Avaliação Psicológica? A interpretação dos dados demonstrou que os professores, utilizando-se de recursos da observação, apontam os seguintes elementos significativos para o encaminhamento de alunos: a atitudes e comportamentos do aluno, as trocas de fonema, as dificuldades de coordenação motora, a dificuldade de aprender, o desempenho diferente dos demais alunos amultirrepetência, associados à não-superação das dificuldades. A partir disso desvelam-se as dificuldades do professor no cotidiano da sal de aula tanto em relação à comprennsão do que os alunos evidenciam no seu desenvolvimento quanto aos procedimentos empregados por ele na intencionalidade de auxiliá-los. Assim, a capacitação profissional, o método adotado e a vivência do professor, somados às suas condições de trabalho e aos aparentes entraves que os alunos apresentam no desenvolvimento são elementos que determinam o encaminhamento para a Avaliação Psicológica.