SANTOS, Carmem Sevilha Gonçalves dos (1995)
Interação Professo-Aluno e Aprendizagem de Leitura e Escrita Numa Série do 1º Grau
Paraná, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal da Paraíba.
Interação Professo-Aluno e Aprendizagem de Leitura e Escrita Numa Série do 1º Grau.
Nome do Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcântara
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Este trabalho teve por objetivo descrever possíveis relações funcionais entre a interação professor-alunos e a aprendizagem de um dos alunos, entendidas como algumas mudanças de desempenho referentes à leitura e escrita. Assim, foram sujeitos da pesquisa 01 professora e 32 alunos da primeira série do ensino fundamental de uma escola municipal de João Pessoa, no estado da Paraíba e para a segunda etapa da pesquisa (avaliar a aprendizagem de um aluno) foi selecionado uma criança de 07 anos e 06 meses do sexo feminino pertencente à turma investigada. Para coleta de dados, foi utilizado um vídeo teipe, um gravador portátil, entrevistas com a professora e com os alunos sujeitos da pesquisa e anotações diárias realizadas pela pesquisadora. Ao final do trabalho a autora concluiu que havia uma regulação recíproca entre os desempenhos da professora e dos alunos, bem como houve uma mudança de desempenho relacionado à leitura e a escrita da aluna investigada.