LIMA, Ana Ignez Belém (1995)
A Professora Alfabetizadora : Caminhos e Descaminhos na Construção de Uma Identidade
Ceará, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Ceará.
A Professora Alfabetizadora : Caminhos e Descaminhos na Construção de Uma Identidade.
Nome do Orientador: Márcia Maria Fusaro Pinto
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A professora alfabetizadora rumo à construção de uma identidade profissional. Este é o tema central desta dissertação, cujo propósito é verificar os aspectos constituintes da identidade dos sujeitos pesquisados situados na rede pública estadual do Ceará e as relações com a prática desenvolvida no cotidiano escolar. O pano de fundo das análises é o Programa de Capacitação Permanente do Magistério, implementado em 1991. Para tal fim, utilizou-se a metodologia qualitativa, tendo dois recursos básicos de coleta de dados: a história de vida e a observação participante, sendo a identidade concebida no seu aspecto dialético. A abordagem teórica foca no sacerdócio, vocação e abnegação. A identidade aparece fragmentada, revelando que as professoras têm dificuldades em perceber de forma consciente os determinantes socio-históricos, econômicos e culturais da profissão, bem como de apropriar-se do saber específico que as torna alfabetizadoras. Assim, são fundamentais políticas educacionais voltadas para o resgate de elementos como salário, formação pedagógica e luta política. É preciso, a partir da história de vida das professoras, ouvi-las e torná-las sujeitos ativos do processo educativo.