VIEIRA, Martha Lourenço (1995)
Construtivismo: a Prática de Uma Metáfora: Forma/Conteúdo
Minas Gerais, 1995. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Construtivismo: a Prática de Uma Metáfora: Forma/Conteúdo.
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: É objeto de análise deste estudo o processo de produção do discurso "construtivista" veiculado pela revista NOVA ESCOLA, desde a sua primeira publicação, março de 1986, até a primeira publicação de 1995. São focalizadas as formas de manifestação e expressão desse discurso na revista, compreendendo aí os fatores que integram, condicionam e configuram o seu processo de produção: o autor, o leitor e as circunstâncias de enunciação. A leitura do objeto é definida pela concepção de linguagem como atividade social, como forma de interação entre sujeitos, num determinado contexto social de comunicação, e de texto como produto linguístico resultante dessa interação.