SOUZA, Malu Alves de (1996)
Variação Linguística e Alfabetização no Brasil : o Estado da Arte de 1980 a 1994
São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Variação Linguística e Alfabetização no Brasil : o Estado da Arte de 1980 a 1994.
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Análise de Documentos
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar, através de um levantamento bibliográfico, como a literatura brasileira da área tem tratado a questão da variação linguística na prática pedagógica, durante o processo de alfabetização. Foi feita uma pesquisa de tipo bibliográfico, cobrindo os anos de 1980 a 1994. As áreas definidas como produtoras de conhecimento sobre a questão e objeto da pesquisa foram psicologia, educação, letras e linguística. Os textos selecionados, 37 artigos e 4 livros, foram analisados, criando-se categorias temáticas. A pesquisa permitiu encaminhar conclusões a respeito de como a questão está colocada pelos diferentes autores, sobre a importância da formação dos professores para a compreensão do significado da variação linguística, sobre as responsabilidades da escola no ensino da língua. Concluiu-se que, de maneira geral, os professores não recebem informações e formação adequada sobre o problema que atinge prioritariamente as crianças das camadas populares, às quais a escola nega o direito à palavra, desqualificando sua fala e impedindo seu avanço no processo de alfabetização.