POSSARI, Lúcia Helena Vendrusculo (1996)
Ambivalência: Prazer e Utilidade nos Processos de Produção de Leitura e de Texto nas Séries Iniciais do 1º Grau
Ambivalência: Prazer e Utilidade nos Processos de Produção de Leitura e de Texto nas Séries Iniciais do 1º Grau.
São Paulo, 1996. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Philadelpho Menezes Neto
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho constitui-se de buscas de respostas a indagações acerca do ensino de linguagem, nas escolas, mais especificamente acerca do ensino da alfabetização. As indagações referem-se masi à metodologia de ensino (entendendo que não há metodologia que se sustente sem embasamento teórico consistente) que a conteúdos. Questiona-se que, no período de aquisição de escrita, tendo-se em vista um modelo dito progressista de educação, ensine-se somente o pragmático, o utilitário. Questiona-se a exclusão do prazer nessa fase (e nas outras também). Acreditando, então ser possível, nessa fase inicial de aquisição de escrita, lerem-se, relerem-se, textos que não só os pragmáticos/utilitários, de sintaxe tradicional, propôs-se uma experienciação em salas de alfabetização. A experienciação divide-se em dois momentos: o primeiro para responder às indagações do prazer na sala de aula, antes mesmo do texto escrito: rumores, imitações, onomatopéias. O segundo: além desse prazer inicial, a produção de leitura e de textos não necessariamente sintático-lógico. Respondidas as indagações e confirmadas as possibilidades de co-existirem, na escola, a pragmaticidade, a utilidade, o prazer e a fruição, apresentam-se considerações teórico-práticas imprescindíveis para reflexões acerca do ensino de linguagem, principalmente acerca da aquisição da escrita.