MIYASATO, Kahori (1996)
O Papel da Literatura Infantil no Processo da Alfabetização
São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
O Papel da Literatura Infantil no Processo da Alfabetização.
Nome do Orientador: Maria Alice Faria
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: RESUMO: Esse trabalho tem por objetivo discutir o papel da literatura infantil no processo de alfabetização, considerando-a como uma entre os muitos tipos de textos que circulam numa sociedade letrada e que permite à criança o aprendizado da língua, através do fluxo da comunicação verbal. A autora ao ter acesso as informações sobre a psicogênese da língua escrita (Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Goodman, Hermine Sinclair, entre outros) percebeu a necessidade de uma transformação da prática. Dessa forma, a autora optou em sugestionar alternativas que pudessem minimizar as dificuldades que os professores encontram no trabalho durante o processo de alfabetização, em particular, e durante todo o processo de ensino da língua escrita, de uma forma geral. Os sujeitos da pesquisa foram professores alfabetizadores do município de Pompéia, S. P.. Como metodologia a autora utilizou questionários que foram respondidos pelos professores. A pesquisa leva a conclusão de que são necessários avanços para que a literatura infantil desempenhe seu papel na formação de leitores e escritores competentes. Esses avanços necessários implicam em uma revisão profunda e um esclarecimento das concepções relativas à aprendizagem, alfabetização, língua, leitura e escrita que embasam a ação do professor.