TORRES, Lianna de Melo (1996)
História de Resistência de Professores e Pedagogos da Rede Pública : o Projeto de Alfabetização da Cotep - Secretaria da Educação do Estado de Sergipe
Sergipe, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Sergipe.
História de Resistência de Professores e Pedagogos da Rede Pública : o Projeto de Alfabetização da Cotep - Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.
Nome do Orientador: Corinta Maria Grisólia Geraldi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma reflexão sistemática sobre o projeto de Alfabetização, liderado por grupos de professores e pedagogos em parceria com os professores alfabetizadores das Escolas Públicas de Aracaju, sediado na Coordenadoria Técnico-Pedagógica (COTEP), um setor da secretaria de educação do estado de Sergipe, no período de 1992 à 1989. Analisou-se a história documentada a partir dos registros oficiais, e através de "fontes-memória", pois estas resgata dados que não aparecem nos documentos oficiais. Seguindo pistas fornecidas pelos dados empíricos, a pesquisa centrou-se em resgatar o Projeto de Alfabetização no que lhe foi mais peculiar e original: o processo político de construção da proposta no espaço institucional e os seus pressupostos teóricos-metodológicos. Pela COTEP passaram vários grupos de professores e pedagogos. Em cada tempo ele irá assumir a "cara" do grupo que está na coordenação. Assim, a autora decidi numerar os grupos, se alternando por biênios: G1 à G5, sendo de 1979 a 1989. A autora propõe contextualizar o momento do país e do estado, com o intuito de estabelecer relações deste contexto com a Secretaria de Educação e , dentro desta, o Projeto de Alfabetização, que foi idealizado por um grupo de professores e pedagogos como um projeto experimental que tinha a pretensão de provar que a escola pública, comprometida com as classes populares, era possível. Assim, resgata e analisa os princípios teóricos-metodológicos, sua concepção e implantação. É essa "nova" proposta pedagógica que sustentava toda a vanguarda do trabalho, passando pela proposta de mudança do papel do pedagogo, de controlador para colaborador do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, coadjuvante do professor.; da crença de que o professor é sujeito de sua prática pedagógica e não mero repassador de métodos pré- fabricados e que o processo de alfabetização deveria partir da leitura do mundo que cada criança tem. No entanto, alguns tiro saíram pela tangente, pois os professores não tinham ainda este "novo" saber, suas praticas estavam todas comprometidas com o tradicional. Mas uma grande maioria sentia-se motivado a mudar. Conclui-se que a história do projeto é de resistência com proposições políticas definidas e uma ação pedagógica que buscou coerência com suas teses. Ensinou lições de resistência, de consciência política e determinação pedagógica.