LEAO, Denise Maria Maciel (1996)
A Aquisição da Língua Escrita na Criança : Escola Tradicional X Escola Construtivista
Ceará, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Ceará.
A Aquisição da Língua Escrita na Criança : Escola Tradicional X Escola Construtivista.
Nome do Orientador: Nadja Moreira Ribeiro da Costa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho discute a aquisição da língua escrita na criança - alfabetização infantil - através da comparação entre os dois principais modelos de educação: a escola tradicional e a escola construtivista. A pesquisa empírica baseou-se na visão que os dois paradigmas de ensino têm do processo de alfabetização e nas teorias psicogenéticas de Luria e Ferreiro. As conclusões deste estudo dizem respeito somente à amostra pesquisada; são as seguintes: as duas escolas escolhidas - uma com características construtivistas e outra com características tradicionais - possuem prática pedagógica de alfabetização inerente à metodologia adotada em cada escola. Em relação à concepção de escrita, constatamos que uma preocupa-se com a decifração de palavras e a outra com a função social da escrita; há despreparo teórico em relação a diversos aspectos, e a capacitação dos professores é necessária para ambas as escolas; os pais não conhecem os métodos de ensino utilizados nas escolas dos filhos; as crianças da escola tradicional chegaram em maior número na fase alfabética, mas a aquisição da escrita é uma conquista para as crianças de ambas as escolas - o processo escolar a que são submetidas é que é diferenciado. Embora o título desta dissertação sugira que tomaríamos partido por uma das duas escolas, pensamos que a questão não é somente de considerar um método melhor que o outro, mas sim de saber se suas práticas são benéficas para as crianças.