KITAGAWA, Maria Lucia (1996)
Construtivismo : Solução Para Questões Pedagógicas? : Um Estudo de Materias Publicadas em Periodicos Educacionais Brasileiro - (1985/1995)
São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Construtivismo : Solução Para Questões Pedagógicas? : Um Estudo de Materias Publicadas em Periodicos Educacionais Brasileiro - (1985/1995).
Nome do Orientador: Nereide Saviani
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa consiste no rastreamento e análise de artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros, que abordam a relação educação escolar/construtivismo no trato de questões pedagógicas, com vistas a contribuir para uma compreensão crítica e consistente da "onda construtivista" na educação escolar brasileira. A partir de uma amostra de artigos, selecionados para análise, são discutidas teses e concepções de construtivisamo, e tecidas considerações osbre suas contribuições ou limites para o trato de questões pedagógicas. O capítulo I apresenta reflexões sobre aspectos da organização do trabalho pedagógico, no esforço de se compreender o âmbito mais amplo no qual se insere a relação construtivismo-educação escolar. O capítulo II expõe e analisa criticamente uma amostra de artigos, selecionados dentre os que abordam a relação construtivismo-educação escolar. Discute como os autores defendem ou criticam o construtivismo enquanto possibilidade ou não de solução para questões pedagógicas. E, ainda, como analisam o que se concebe por construtivismo e suas implicações/aplicações pedagógicas. A conclusão a que se chega, a partir dos artigos selecionados para análise, confirma a hipótese de partida: em lugar da genérica denominação "construtivismo", exitem, de fato, "construtivismos" que, quando tomados como referencial teórico para o trato de questões pedagógicas, resultam em implicações/aplicações pedagógicas diferenciadas.