FERREIRA, Alcilene Maria Benvindo (1996)
Ações Pedagógicas em Pré-Escolas Públicas Estaduais em Bom Jesus/Piauí
São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Metodista de Piracicaba.
Ações Pedagógicas em Pré-Escolas Públicas Estaduais em Bom Jesus/Piauí.
Nome do Orientador: Zelia Domingues Mediano
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho procura mostrar as ações pedagógicas desenvolvidas nas pré-escolas da rede pública estadual na cidde de Bom Jesus, Piauí. O seu objetivo é investigas tanto a atividade didático-pedqagógica como as ações que não se configuram como atividades, para conhecer o que as professoras dizem e fazem com as crianças, e melhor compreender o trabalho pedagógico desenvolvimento nessas pré-escolas. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, especialmene um estudo de caso, para a qual foram utilizadas gravações em cassete de cinco aulas observadas e entrevistas realizadas com as professoras representantes de cada classe. Foram selecionadas três classes a partir de um levantamento realizado no fase preliminar deste estudo. A pesquisa apresenta dois momentos: o primeiro realizado em março de 1995, com o objetivo de contextualizar o município e caracterizar, de modo geral, a educação. O segundo, realizado em abril de 1996, objetivando efetivar a pesquisa empírica nas pré-escolas estaduais. A análise dos dados coletados comprova que ambient pré-escolar é pouco explorado enquando elemento aguçador dos interesses das crianças ou estimulador de suas curiosidades. Ele é contraditório e de limitação de espaço físico, de horário de atendimento, de recursos humanos e materiais. A finalidade fundamental expressada no cotidiano das classes pré-escolares parece ser o processo de treinamento e adestramento que garante a prontidão ou até mesmo a iniciação da criança no processo de alfabetização e formação de crianças ajustadas, servis, adaptadas de forma passiva obdiente às regras do meio em que estão inseridas. As docentes têm dificuldades na sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo que estão preocupadas em compensar as "carências infantis", acretidam que é fundamental alfabetizar as crianças antes da primeira série. Na realidde, o discurso é uma prática muito confusa em que convivem diferentes concepções de ensino e idéias sobre a educação pré-escolar.