SOUZA, Marilene Proença Rebello de (1996)
A Queixa Escolar e a Formação do Psicólogo
São Paulo, 1996. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
A Queixa Escolar e a Formação do Psicólogo.
Nome do Orientador: Maria Helena Souza Patto
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar as concepções presentes e as ações que dão sustentação aos atendimentos à queixa escolar nos cursos de formação em Psicologia. A pesquisa se realizou em quatro cursos de Psicologia da Capital do Estado de Sâo Paulo, centrando-se nas áreas de psicologia Escolar e Psicologia Clínica. Os dados foram colhidos nos programas de curso, em entrevistas com vinte professores das duas áreas e do levantamento da queixa escolar em 268 prontuários das Clínicas-Escola. Foram constatadas diferentes concepções presentes em relação aos problemas escolares. Nos programas de curso, convivem posições teóricas divergentes a respeito dos problemas escolares, sem qe sejam analisadas por seus professores como tais. Nas disciplinas de estágio, embora estejam presentes atendimentos à quixa escolar com abordagens institucionais, a ênfase ainda se dá no atendimento clínico, centrado na criança e em sua família. No discurso dos professores observa-se um movimento de transição de posições mais tradicionais de análise da queixa escolar, para questionamentos referentes: a) à qualidade da escola pública oferecida atualmente às crianças e adolescentes; b) à participação dos psicológos na realização de laudos psicológicos para as escolas; c) aos encaminhamentos psicológicos para as Classes Especiais. Os prontuários, por sua vez, revelam uma concepção de queixa escolar mais conservadora que considera como principal causa das dificuldades de escolarização problemas oriundos das próprias crianças (aspectos de personalidade, orgânico e cognitivo) e/ou de relações familiares mal resolvidas.