GRIFFO, Clenice (1996)
Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização: Perspectivas do Aprendiz
Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização: Perspectivas do Aprendiz.
Minas Gerais, 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho teve como objetivo, investigar a perspectiva de crianças, consideradas pela escola como portadoras de dificuldades de aprendizagem no processo de aprendizado da leitura e da escrita, a respeito da sua situação de fracasso, priorizando as relações estabelecidas entre a escola e a criança. Buscando, primordialmente, entender como o próprio aprendiz se percebia na condição de ausência de produtividade escolar e como reagia frente aos rótulos que lhe eram atribuídos. Foram sujeitos da pesquisa 4 alunos, com idades entre 7 e 15 anos, de uma mesma classe de primeira série do ensino fundamental, de uma rede pública estadual de Belo Horizonte. Através dos casos estudados pretendeu- se questionar o porquê da insistência verificada tanto na prática escolar quanto nas teorias existentes sobre a questão às vezes na figura de uma determinada criança, às vezes em sentido genérico: a criança que não aprende na escola. Os procedimentos adotados pela pesquisadora foram : observações em sala de aula; sessões individuais e em grupo com os alunos pesquisados; sessões com toda a turma observada; entrevistas com as crianças pesquisadas; entrevistas com familiares; entrevista com a professora; entrevista com outros professores da 1ª série; entrevista com a supervisora e acompanhamento das tarefas escolares. Através deste trabalho, foi possível identificar alguns mecanismos, procedimentos posturas e justificativas, utilizados pela escola para excluir alguns alunos dos processos de ensino aprendizagem; como família desestruturadas, dificuldades econômicas, problemas orgânicos. A autora conclui o seu trabalho, dizendo que , em grande parte, as pretensas dificuldades de aprendizagem de alunos que fracassam nos processos de aquisição de código escrito se devem fundamentalmente não a problemas pessoais, mas a um conjunto de condições sócio culturais e, sobretudo, escolares que dificultam ou até impossibilitam sua inserção nos processos de aprendizagem escolar.